Ambientes

< Voltar
ECO POUSADA

ECO POUSADA

Nosso estabelecimento tenta contribuir da melhor forma possível com a conservação e a sustentabilidade local.

Procuramos promover o nosso entorno. Toda a equipe de colaboradores, desde a construção, reforma, prestadores de serviços e fornecedores são de moradores do município. A maioria dos funcionários fixos são moradores dos bairros visinhos e vêm trabalhar de bicicleta; além de praticar exercícios, reduz o impacto com transporte causado pelo consumo de combustíveis desnecessários. Buscamos dar oportunidade de trabalho, estimular o desenvolvimento do pessoal local e promover o crescimento econômico na região.

Nossos funcionários são capacitados e treinados a desenvolver técnicas eficazes para aproveitar os insumos e produtos de forma sustentável. Nosso buffet não utiliza recipientes descartáveis individuais nem embalagens plásticas ou de papeis.

Usamos o mínimo possível de substâncias agressivas ao meio ambiente, estamos diminuindo gradativamente o uso de cloro que está presente na maioria dos produtos de limpeza hoteleira. Adquirimos produtos das marcas “Amazon”, “Bio Wash” e “Ecobril”, como sabão em pó e amaciante para lavanderia, sabão de coco em barra e o detergente para a louça, limpadores multiuso, saponáceos e esponjas biodegradáveis, todos têm características sustentáveis e fabricados no Brasil.

Os resíduos recicláveis são separados em lixeiras adequadas e destinados à coleta seletiva. Pilhas, lâmpadas, baterias e eletrônicos são recolhidos e encaminhos para reutilização ou descarte adequado. Já o resíduo orgânico da cozinha, selecionamos para alimentação das aves que visitam a pousada e com a sobra fazemos compostagem, que sustentam o jardim, além de diminuir radicalmente o volume de sacos em lixeiras, consequentemente, no aterro sanitário da cidade.

Controlamos o excesso de insetos com misturas orgânicas como: cravo, limão, vinagre, pó de café... nosso jardim está cercado por tufos de citronela. Nas áreas externas, algumas lâmpadas são do tipo que não atrai os insetos.

Em nosso entorno, árvores nativas são preservadas. Isso atrai a fauna local, conserva o frescor e o sossego do ambiente. A vegetação atua como uma barreira contra o ruído da cidade e outras formas de poluição atmosférica, além de evitar a erosão do solo.

Em nosso escritório e recepção, imprimimos somente o necessário, compramos papéis reciclados e os reutilizamos, assim como: envelopes, clipes, elásticos etc.

Nas áreas sociais e sacadas o telhado é de policarbonato obtendo translucidez, aproveitando da luz natural, reduzindo gastos com energia elétrica, sua manutenção é muito simples, é um material com tratamento de proteção aos raios U.V. (Ultra Violeta). Toda a iluminação interna e externa é feita com lâmpadas de baixo consumo, temos sensores de presenças em vários locais, nossos ambientes são pintados com cores claras e com boa entrada de luz natural.

Temos um sistema de aproveitamento da água da chuva, que, no momento, destina-se às lavagens e rega externa. Nossos vasos sanitários possuem o sistema “econoflush” que reduzem o consumo de água em até 60%. As máquinas industriais da lavanderia possibilitam técnicas para reutilizar a água, além de lavar uma quantidade maior e melhor de roupas.

A pousada está em meio à mata, propiciando um imenso frescor que chega a uns 5 graus de diferença da área urbana e da orla da praia, porém todas as suítes possuem ar condicionado do tipo “Split”, com a tecnologia “invert”, quente e frio, tem o selo A da Procel e gás refrigerante R410A. Essa tecnologia permite que o aparelho tenha mais eficiência, sem que o meio ambiente seja prejudicado. Este gás não contém cloro nocivo, clorofluorcarboneto (CFC), não é tóxico e nem inflamável e tem o consumo elétrico mais baixo, pois não permite a geração de picos de energia.

Nossa pousada é livre de fumaça e tabaco. Promulgamos entre nossos funcionários e hóspedes o respeito à Lei Estadual que proíbe o fumo em qualquer área pública em todo o Estado. Nossa equipe mantém controle a qualquer sinal de desrespeito à lei que afeta também, diretamente, os outros hóspedes. Em cada suíte há um detector de fumaça que aciona automaticamente a central, também infringindo nosso sistema de combate a incêndio.

Incentivamos, entre os nossos hóspedes e funcionários, a visitar parques e reservas biológicas da nossa região.

Contribua também com a diminuição do impacto que geramos na natureza: desligue as luzes, o ventilador e o ar condicionado ao sair, não desperdice água, separe seu descarte nas lixeiras adequadas e aproveite sua estada muito melhor, afinal somos todos hóspedes deste belo planeta.

Instagram @PousadaDoTenorio
Comentários do Facebook